segunda-feira, 5 de maio de 2008

A tensão no Oriente Boliviano

por Ricardo dos Santos


Ontem o departamento boliviano de Santa Cruz foi as urnas para votar um referendo popular, onde o que estava em jogo era se a região deveria ter mais autonomia ou não. Mal foram fechadas as urnas começou a queda de braço entre governo e oposição que tem levado a conflitos nas ruas, graças as lambanças de um governo fogueteiro.
Após a aprovação da constituição sem a presença da oposição em um quartel fechado, o governo tornou as coisas cada vez mais difícil e a governabilidade está muito baixa em vários departamentos bolivianos que se recusam a aceitar a constituição.
Creio que pelo que aconteceu e pela palavras de Evo Morales ele queria uma grande abstinência para não validar o referendo, pois muitos militantes a favor do governo foram as ruas e partiram para violência. Num país tão bagunçado e com tantas leis que acaba ficando sem ordem, pois o que o governo aprova a força a oposição não aceita e vice e versa, não é de se desconfiar que isso se alongue por muito tempo e sem um resultado efetivo para nenhuma das partes.
A exemplo de Santa Cruz mais 3 departamentos já tem seus referendos para autonomia com datas próximas marcadas.
A tensão criada no pequeno país sul americano é um problema, pois o governo não irá se render tão fácil podendo até usar de sanções econômicas e militares, o que seria extremamente ruim para um país tão atrasado e com tanta fuga de investimentos externos devido a incerteza do seu mercado e insegurança de retorno com os investimentos feitos. O bom nisso tudo que agora é interno, e não um Davi peitando um Golias Brasil.

Nenhum comentário: