segunda-feira, 28 de abril de 2008

Trote do Seqüestro

por Ricardo dos Santos


Um golpe que não é tão recente, mas que tem ganhado popularidade é o Trote do Seqüestro. Alguém liga em sua casa e diz que está com um filho teu ou algum familiar próximo, faz as maiores ameaças contra a vida dele e pede o resgate.
O problema nessa situação é o natural descontrole que você passa ao ouvir que algum ente querido está passando apuros na mão de um seqüestrador, é ai que acontecem os maiores erros, você cerca de informações o golpista. Há pessoas que no desespero falam: "Não faça mal ao Fulano!" e entregam o nome do filho que até ali se quer foi citado.
Num momento desses o melhor a se fazer, e quem sabe o mais difícil, é ter calma e não falar de mais. Um exemplo é o ministro do STF Carlos Ayres Britto, ele recebeu um telefonema desses onde uma pessoa simulava a voz da sua filha, o ministro já estava em desespero quando começou a sentir o golpe em que estava caindo e falou: "Fale o nome da minha filha." e o homem desligou imediatamente o telefone.
Veja só a que ponto chega a incompetência da segurança pública, você não tem medo apenas ao andar pelas ruas inseguras onde pode ser assaltado, seqüestrado, alvejado por uma bala perdida. Não, agora é medo na tua própria casa de que alguém ligue simulando um seqüestro que pode muito bem se tornar num seqüestro de verdade ao ser efetuado o pagamento do resgate que quase sempre é feito em lugares ermos. Até quando o Estado vai cruzar os braços, até quando vamos continuar com medo de viver em um país com tanta coisa boa de se ver?

Nenhum comentário: