terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Caráter

por Roberto dos Santos

Passa-se os anos, muda-se as rotinas, o estilo de vida, os hábitos e por que não dizer, o belo e o feio se alteram ao prazer dos anos. Porém mesmo com estas alterações de moda, de costumes, de qualidade de vida e tantas outras mudanças provadas pela humanidade qual é o diferencial que define lobos e ovelhas?

As barreiras da cor da pele têm sido rompidas. As diferenças entre diferentes ideais políticos e filosóficos têm sido estreitados. As diferenças entre países, economicamente falando, têm diminuído muito e hoje vemos novas “estrelas” no mundo das potências.

Vemos também que existem pessoas com muita luz dentro do Islã, do Cristianismo, do Budismo e entre tantos outros credos, como também existem pessoas tão más e miseráveis de espírito que estão juntos dessas primeiras professando a mesma fé, o mesmo profeta e crendo no mesmo.

Existem pessoas ricas e pobres que dariam a vida por qualquer pessoa que fosse seu próximo, como também existe pessoas em qualquer classe social que apenas olham para seus umbigos e que destruiriam uma vida para poder ter mais.

Voltando a questão inicial, o que diferencia os lobos das ovelhas? Seriam as posses, ou ausências dessas? Seriam as convicções religiosas? Seria o grau de instrução? Seria a bandeira que você ergue? Seriam os ideais políticos ou filosóficos? NÃO! O que diferencia lobos de ovelhas é o caráter.Caráter é o diferencial. Caráter é o que define os meios, os propósitos e objetivos das nossas vidas. É o que justifica a bondade, a riqueza de espírito e convivência pacífica entre os seres humanos.

Repetindo o slogan muito feliz da propaganda da TV: Caráter, passa adiante!